O QUE É UMA AFTA?

A afta é uma úlcera que pode surgir em praticamente qualquer ponto da cavidade oral: língua, lábios, gengiva, garganta, úvula, etc. São lesões ovais, esbranquiçadas (às vezes amareladas), rasas e limpas, ou seja, não apresentam pus, bactérias ou outros sinais de infecção.

Todo mundo já teve pelo menos uma afta ao longo da vida, 20% da população sofre com aftas recorrentes. Apesar de serem lesões benignas, as aftas são muito dolorosas e frequentemente atrapalham atividades simples, tais como falar, comer e beijar.

A maioria das aftas dura, em média, de uma a duas semanas e costuma curar sem deixar cicatriz.

As aftas que demoram mais tempo para curar são aquelas que surgem em locais onde há contato constante com os dentes ou com alimentos, sofrendo traumatismos repetidos ao longo do dia.

Algumas pessoas apresentam aftas grandes, chamadas de aftas major, maiores que 1 cm e profundas. Estas demoram até seis semanas para desaparecer e podem deixar cicatriz.

Existe ainda a afta herpetiforme, formada por múltiplas úlceras pequenas que se juntam e transformam-se em uma lesão grande.

O QUE CAUSA A AFTA?

• As aftas não são contagiosas, mas as suas causas não estão completamente esclarecidas. Parecem ser provocadas por desbalanços no sistema imune. Alguns dos gatilhos conhecidos são:
  • Traumas locais, como mordidas acidentais
  • Estresse psicológico
  • Poucas horas de sono
  • Helicobacter pylori, a mesma bactéria que causa úlcera gástrica
  • Algumas pastas de dentes que contenham sódio-lauril-sulfato
  • Refluxo gastroesofágico
  • Comidas, como chocolate, café, refrigerantes, tomate e abacaxi
  • Cigarro
  • Alterações hormonais durante o ciclo menstrual
  • Deficiência de algumas vitaminas e minerais, como vitamina B12, vitamina C, zinco, ferro ou ácido fólico
  • Drogas, como anti-inflamatórios, Rapamicina, Metotrexato, Aspirina e Atenolol

TRATAMENTO PARA AFTA – REMÉDIO PARA AFTA

Não existe remédio milagroso para afta. Como a afta costuma durar até duas semanas, os tratamentos atuais visam acelerar o processo de cicatrização da lesão.
Importante: Existem pomadas que contem apenas anestésicos, que servem apenas para alívio sintomáticos, daquelas com corticoides e anti-inflamatórios em sua fórmula, que efetivamente podem acelerar a cicatrização.

QUANDO SE PREOCUPAR COM UMA AFTA

Apesar de benigna, a afta pode ser uma manifestação de doenças sistêmicas ou pode ser confundida com lesões graves, como neoplasias da cavidade oral.
Uma consulta com o dentista ou médico estomatologista deve ser avaliada quando:
A afta for excepcionalmente grande
As aftas forem recorrentes, com surgimentos de novas lesões logo após a cicatrização das primeiras
A afta demorar mais de três semanas para cicatrizar
Houver sinais de infecção na área da afta
Houver sintomas sistêmicos, ou seja: febre, cansaço, mal-estar, perda de peso, perda do apetite ou qualquer outro sintoma que sugira a presença de alguma doença por trás das aftas
Houver úlceras também nos órgãos genitais

DÚVIDAS MAIS COMUNS SOBRE AFTAS

1. Tenho aftas recorrentes, isso significa que tenho alguma doença?
    Não. Até 20% da população sofre com aftas recorrentes sem que isso indique a presença de outra doença.
  2. Todo mundo que costuma ter aftas apresenta problemas no estômago?
    Não. Na verdade, apenas um pequena parte destas pessoas possui algum problema gástrico.
  3. Quais são os alimentos que devem ser evitados quando há um afta ativa?
    Comidas ácidas, como sucos cítricos e refrigerantes, comidas com muito sal, condimento ou apimentadas. Procure também evitar alimentos muito duros que possam ferir e irritar ainda mais a afta enquanto se mastiga.
  4. Passar pasta de dente na afta ajuda a cicatrizá-la?
    Não. Na verdade, alguns tipos de pasta de dente podem até piorar as lesões.
  5. Furar a afta com uma agulha ajuda na cicatrização
    Não e pode piorar a situação.
  6. Sempre que eu como abacaxi, tenho aftas. Isto faz sentido?
    Pode ser que sim. Algumas pessoas têm uma espécie de alergia a certos alimentos, fazendo com que desenvolvam aftas. Os mais citados são noz, avelã, canela, abacaxi e outras frutas cítricas.
  7. A afta é transmitida pelo beijo?
    Não. Afta não é uma doença transmissível. Porém, algumas doenças infecciosas, como a sífilis, podem provocar úlceras orais contagiosas.
  8. Estresse pode causar aftas?
    Sim. É uma causa comum.
  9. Quantos dias costuma durar uma afta?
    Em média, 7 dias.
  10. Afta pode virar câncer?
    Não. Porém, alguns cânceres de boca podem se manifestar como úlceras orais, semelhantes a aftas, que não cicatrizam.