[vc_row][vc_column][vc_column_text]A vitamina C (ácido ascórbico) é uma vitamina solúvel em água, isso quer dizer que o seu corpo expeli essa vitamina diariamente. Por isso, o corpo sente a necessidade diária de consumir alimentos ricos em vitamina C. Optar pelos alimentos naturais ao invés dos suplementos é mais saudável, saboroso e eles cumprem bem o seu papel nutricional. Existem diversos benefícios da vitamina C que a maioria das pessoas desconhecem.

PRODUÇÃO DE PELE E COLÁGENO
A vitamina C promove a formação saudável de áreas pele e colágeno.
Ela é usada pelo corpo para formar a proteína responsável por produzir os tecidos da pele, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos.
Isso auxilia na cicatrização e no processo curativo natural de feridas que o corpo possui.
Manter uma alimentação rica em antioxidantes é uma forma de prevenir o câncer de pele, e de cuidar da saúde dela.

MELHORA A ABSORÇÃO DE MINÉRIOS
As células absorverem as vitaminas e nutrientes dos alimentos que você come, para reduzir o nível de inflamação e o desenvolvimento de doenças.
Tomando vitamina C junto com alimentos ricos em ferro, você ajuda o seu corpo a aumentar a quantidade de ferro absorvido pelo corpo.

DIMINUI O RISCO DE GOTA
A vitamina C está associada a redução do risco de gota, que é uma doença dolorosa.
Gota é um tipo de artrite, uma inflamação nas articulações e que ataca em grande escala o dedão dos pés.
A área adiposa afligida por essa doença se torna rígida, inflamada e dolorida devido ao excesso de ácido úrico no sangue (hiperuricemia).
Em uma pesquisa realizada em homens na faixa etária de 40 anos (idade em que é mais provável o surgimento da doença) administrada com aumento diário de vitamina C, foi constatado que o risco de gota caiu para 31% entre esses homens.
Se assuntos como artrite interessam você, é importante ler sobre os sintomas, causas e tratamentos para a artrite. Sempre consulte um médico.

COMBATE OS RADICAIS LIVRES
Essa vitamina por ser rica em antioxidantes pode nos proteger contra os danos dos radicais livres, que em excesso no organismo, se tornam nocivas para a saúde.
Além disso, ainda protege contra substâncias químicas tóxicas e poluentes como a fumaça de cigarro, por exemplo.
Os radicais livres podem se acumular no corpo e como eu disse em outros artigos, podem contribuir para o desenvolvimento de doenças como câncer, doenças cardíacas e a artrite.
Os radicais livres se desenvolvem quando o corpo trabalha para digerir os alimentos, ao expor a fumaça de cigarro, tabaco ou radiação.

SISTEMA IMUNOLÓGICO E O ESTRESSE
Estudos recentes mostraram que a vitamina C é benéfica para indivíduos que tiveram o sistema imunológico enfraquecido devido ao estresse.
O estresse é uma doença que cresceu muito nos últimos anos em todo o mundo, e a vitamina C tem sido usada como uma importante ferramenta para melhorar a saúde.
Fortalecendo o sistema imunológico, a vitamina C também previne e combate os sintomas do resfriado e a gripe. Além de evitar o desenvolvimento de doenças adicionais como pneumonia e infecções pulmonares. Manter a imunidade do organismo equilibrada pode evitar o surgimento de muitas doenças.

AUXILIA NO TRATAMENTO DO CÂNCER
Doses elevadas dessa vitamina podem aumentar o efeito do combate ao câncer, em remédios usados durante a quimioterapia.
Pesquisadores defendem que a vitamina C possa ser considerada um complemento medicinal seguro e natural, contra o câncer, principalmente contra o câncer de ovário e pulmão.

REDUZ O RISCO DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
Pessoas que consomem de forma regular esses alimentos, tendem a ter 42% menos de chances de desenvolverem acidente vascular cerebral, devido à grande concentração de vitamina C em seu sangue; em comparação a pessoas que não consomem tanto essa vitamina.

MELHORA DO DESEMPENHO FÍSICO
Incluir mais alimentos com vitamina C na sua dieta diária vai melhorar o seu desempenho físico, e fortalecer a força muscular. Principalmente em pessoas com idade avançada.
Pode melhorar a ingestão de oxigênio durante os exercícios; alguns estudos apontam que ela também pode reduzir a pressão sanguínea.
Antes de realizar exercícios físicos pesados é importante ingerir uma quantidade equilibrada de vitamina C, para prevenir surgimento de infecções respiratórias.