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De acordo com a nutricionista do IP HCor (Instituto de Pesquisa do Hospital do Coração), em São Paulo, Jacqueline Silva, com pequenos ajustes no dia a dia, é possível prevenir e, pelo menos em parte, remediar o ganho de peso para acabar de vez com a eterna briga com a balança.

“Metabolismo é a maneira como o organismo estoca e queima as gordurinhas extras. Embora a genética seja responsável por até 50% do ritmo metabólico, algumas mudanças no dia a dia, e aqui entram a prática de atividade física, a alimentação equilibrada e até a qualidade do sono, incentivam o gasto energético”, explica.

A nutricionista orienta a fracionar os alimentos em seis pequenas refeições. Desta forma, o organismo vai perceber que não ficará tanto tempo sem receber comida e, por isso, não precisará estocar calorias. “A quantidade consumida faz toda diferença. As porções estão nas mãos, por exemplo: uma porção de alimento equivale a um punho fechado. O filé de frango ou peixe deve ter o tamanho da mão. Já as carnes vermelhas devem ser um pouco menor, do tamanho da palma da mão”.

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Os alimentos Carboidratos: essenciais para um metabolismo rápido, pois fornecem combustível aos músculos. Dê preferência aqueles de baixo índice glicêmico, como grãos integrais, legumes, frutas e verduras.

Proteínas: ajudam a formar músculos, que consomem calorias mais rapidamente. Lagarto, patinho, peixe, frango, ricota, cottage, ovo, soja e derivados são ótimas opções.

Gorduras: desde que sejam as “do bem”, como as que estão presentes na castanha-do-pará, de caju, amêndoas, nozes, azeite extravirgem, semente de abóbora, gergelim e girassol, devem ser consumidas, pois fazem com que a energia seja gasta de forma homogênea.

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