[vc_row][vc_column][vc_column_text]

As aulas já voltaram há pouco mais de um mês, mas ainda é preciso falar sobre o peso das mochilas. Sim, muitas famílias se esquecem que, se estiver muito pesada, pode trazer dores nas costas da criança.
O especialista em coluna e ortopedista pelo Hospital das Clínicas de São Paulo, Dr. Rogério Vidal, explica que mochilas muito pesadas, podem agravar lesões nas costas da criança ou do adolescente. “Os pais devem orientá-los a carregar a mochila com a coluna o mais ereta possível para tentar minimizar os males que o excesso de peso e a má postura podem causar na hora de carregar a mochila”, comenta.
Para o especialista, o excesso de peso nas mochilas favorece o agravamento de desvios de coluna, como a escoliose e a cifose. “Essas mochilas causam uma sobrecarga na coluna vertebral e a má postura destas crianças provoca dor. Caso isso se mantenha por um determinado período, há uma reação antálgica para compensar e diminuir a dor”.
A escoliose é um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou para a direita que forma uma curva em forma de “S”. O problema pode surgir em qualquer fase da vida.
“As mochilas de rodinhas são as mais indicadas para evitar a sobrecarga de peso na coluna das crianças, uma dica que já vale para os pequeninos que ainda estão no período de alfabetização”, ressalta.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]