[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Saiba como surgem as manchas no rosto e como tratar

No outono, é comum observar alguns pontos escuros na pele, principalmente, do rosto. Isso acontece, muitas vezes, por conta da falta do uso do protetor solar no verão, quando a radiação é ainda mais forte.
“As manchas de pele são provocadas, sobretudo, por um pigmento chamado melanina, que dá a cor marrom para a nossa pele, e seu estímulo depende da radiação ultravioleta proveniente do sol. Tanto a UVB quanto a UVA podem causar manchas de envelhecimento”, explica a dermatologista Dra. Thais Pepe.

Segundo ela, quando a radiação solar entra em contato com a pele, o melanócito, célula responsável pela produção de melanina, é estimulado e começa, então, a produzir uma quantidade maior de pigmento, como uma reação natural de proteção do organismo. “Essa superprodução de pigmento é transmitida às células mais superficiais e formam-se as manchas aparentes”.

De acordo com a médica, o tratamento para manchas pode usar tecnologias a laser, radiofrequência microagulhada ou uso tópico de peelings (ácidos como o retinóico e glicólico, por exemplo) e despigmentantes. “O peeling acelera a renovação celular, retirando as manchas da superfície. Os clareadores inibem a produção de melanina. Vitamina C e anti-inflamatórios também são recomendados por diminuir a o estresse oxidativo e a inflamação ligada às manchas”, ressalta.

Independente do tratamento, a proteção solar é indispensável e deve ser feita em todas as estações.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]