Com o objetivo de conscientizar a população sobre as diversas doenças e apresentar propostas para reduzir a perda de visão, foi criado, em 2016, o Abril Marrom – Mês de Prevenção e Combate às diversas espécies de Cegueira, campanha que conta com o apoio do Grupo H.Olhos.
Segundo o último censo do IBGE, 53 mil pessoas são cegas na capital paulista. Grande parte destes casos poderiam ser evitados com o diagnóstico e o tratamento precoces.

O cuidado deve começar desde o nascimento, com a realização do teste do reflexo vermelho (teste do olhinho), que pode identificar catarata congênita ou problemas retinianos. Uma avaliação de rotina com um oftalmologista é recomendada nos primeiros meses de vida, de preferência nos 3 primeiros, e a partir de então, a cada ano.

Entre os seis meses até os 5 anos, o alerta é para o estrabismo. A doença é caracterizada pelo desequilíbrio na função dos músculos oculares e causa um desalinhamento dos eixos visuais. Entre os 8 e os 14 anos, os erros de refração, como a miopia e a hipermetropia são os problemas oculares que normalmente acometem as crianças e pré-adolescentes.

A partir dos 40 anos, a pessoa pode desenvolver glaucoma, que, quando não tratado, pode levar à cegueira irreversível. A doença é caracterizada pelo aumento da pressão ocular, o que provoca lesão nas fibras do nervo óptico. Ao chegar aos 50 anos, a atenção com os olhos deve ser redobrada.

“A visita periódica ao oftalmologista é a melhor forma de identificar e prevenir doenças graves nos olhos, que podem levar à cegueira”, comenta a Dra. Rachel Gomes, oftalmologista do Grupo H.Olhos.